top of page

A METADE SOMBRIA /A METADE NEGRA

Título Original: The Dark Half
"As vidas das pessoas - as suas verdadeiras vidas, em oposição à mera existência física- começam em alturas diferentes. A verdadeira vida de Thad Beaumont, um jovem criado na zona Ridgeway de Bergenfield, estado de Nova Jersey, começou em 1960. Nesse ano, duas coisas lhe aconteceram.
A primeira modelou a sua vida; a segunda quase acabou com ela. Nesse ano, Thad Beaumont tinha onze anos.."

Criar George Stark foi fácil. Se livrar dele, nem tanto.

Há anos, Thad Beaumont vem escrevendo, sob o pseudônimo George Stark, thrillers violentos que pagam as contas da família, mas não são considerados "livros sérios" pelo escritor. Quando um jornalista ameaça expor o segredo, Thad decide abrir o jogo primeiro, e dá um fim público ao pseudônimo.

Beaumont volta a escrever sob o próprio nome, e seu alter ego ameaçador está definitivamente enterrado. Tudo vai bem. Até que uma série de assassinatos tem início, e todas as pistas apontam para Thad. Ele gostaria de poder dizer que é inocente, que não participou dos atos monstruosos acontecendo ao seu redor. Mas a verdade é que George Stark não ficou feliz de ser dispensado tão facilmente, e está de volta para perseguir os responsáveis por sua morte.

Ano de publicação nos EUA: novembro de 1989

Ano de publicação no BRASIL: 1991

358 páginas

A METADE NEGRA
ALGUMAS CURISIDADES SOBRE O LIVRO

Personagens principais:

Thad Beaumont,  George Stark, Elizabeth Beaumont, Alan Pangborn

Inspiração: 

“Em “A Metade Negra”, tentei responder a uma pergunta: De onde você tira suas ideias? Parece-me que, para a maioria dos escritores, não há realmente outra pessoa se escondendo dentro, embora nem sempre é escuro e é quase nunca tanto quanto metade. Eu pensei que seria divertido escrever uma história sobre um romancista cuja “musa inspiradora” fica totalmente fora de controle. Mas havia um problema: eu não sabia como fazer para acabar com ela. Então, um dia , enquanto eu estava no caminho para o meu escritório, eu vi um enorme bando de corvos - enormes o suficiente para escurecer uma parte apreciável do céu – todos voando de uma só vez. Eles me fizeram pensar em um poema de H. P. Lovecraft chamado "The Psychopomp " sobre um pássaro que é um emissário da morte, e um mensageiro alado entre a terra habitada por mortais e que a vida após a morte . Naquele instante  eu sabia exatamente como descartar George Stark; tudo o que eu tinha a fazer era ir para casa e escrever."

Curiosidades

A Metade Negra é o primeiro livros da “Trilogia de Castle Rock”. O segundo é o conto “O Cão da Polaroid” que está presente na coletânea de contos Depois da Meia Noite e, fechando a trilogia o livro Trocas Macabras.

Se você quer saber o destino final de Thad Beaumont, leia o livro Saco de Ossos. A resposta esta lá.

A Metada Negra foi uma espécie de “resposta” que SK deu quando descobriram  que King e Richard Bachman eram as mesmas “pessoas”.

O personagem de Wilhemina Burks parece ser uma homenagem a um personagen antigo de King chamado Wilma Northrup. Wilma aparece pela primeira vez em julho de 1979 (na revista Gallery) no conto The Crate. Wilma posteriormente aparece no filme Creepshow, em 1982, que incluía uma adaptação do roteiro de The Crate. Em ambas as versões da história, Wilma diz às pessoas: "Pode me chamar de Billie. Todos me chamam assim." A primeira vez que Wilhemina Burks é mencionada em A Metade Negra, ela é descrita como: "Aquela que anda por aí falando: "Me chame de Billie. Todos me chamam assim'."

ALGUMA CAPAS
DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE LIVRO
bottom of page