top of page

A DANÇA DA MORTE

Título Original: The Stand
"O carro pulou como um cachorro velho que tivesse sido chutado e enxotado da bomba de alta octanagem. Foi expelido e rolou para longe, derramando uns poucos filetes de gasolina. O bocal da mangueira desengatou e se esparramou cintilante debaixo das luzes fluorescentes.
Todos viram as fagulhas produzidas pelo cano de descarga chiando pelo piso de cimento. Hap, que já testemunhara a explosão de um posto de gasolina no México,  protegeu instintivamente os olhos contra a bola de fogo que esperava. Em vez disso, a traseira do carro sacudiu e deslizou para longe das bombas. A parte dianteira bateu contra a bomba de baixa octanagem, derrubando-a com um baque surdo.
Quase deliberadamente, o Chevrolet terminou seu giro de 360 graus batendo de novo na ilha, desta vez de lado. A traseira se arremessou e derrubou a bomba de gasolina comum. E ali o carro se imobilizou, arrastando atrás de si o cano de descarga enferrujado. Havia destruído as três bombas da ilha mais próxima da estrada. O motor 19 continuou a resfolegar por alguns segundos e por fim morreu. O silêncio era tão opressivo que chegava a assustar.
— Puta merda — disse Tommy Wannamaker, sem fôlego. — Será que essa porra vai explodir, Hap?"

A DANÇA DA MORTE é o primeiro épico de King, apresentando uma mistura de ficção científica, horror e fantasia. O romance que é considerado uma das grandes obras de King.

 

Um vírus gripal se espalha após um incidente e acaba dizimando boa parte da população dos Estados Unidos. O que surge em seu lugar é um ambiente árido, sem instituições e esvaziado de 99% da população. Os sobreviventes começam a se unir a duas pessoas pertencentes ao bem e ao mal: Mãe Abigail na chamada Zona Livre, em Boulder, e a Randall Flagg em Las Vegas.

 

Flagg também é conhecido como o homem escuro. Está será uma batalha aterrorizante...

Atenção, spoilers:

 

O romance está estruturado em 3 partes distintas, em seqüência cronológica, cada uma desenvolvendo uma etapa específica da história.

 

O Capitão Viajante

A peste alastra-se pelo mundo, matando em pouco tempo a quase totalidade da população mundial. Os poucos sobreviventes começam a unir-se uns aos outros até formar dois grandes grupos: o primeiro, guiado por Mãe Abigail, e o segundo, sob uma obscura influência de Randall Flagg.

 

Na Fronteira

Os seguidores de Abigail instalam-se em Boulder, no Colorado, onde começam a reconstruir a sociedade como eles a conheciam. Em Las Vegas, os seguidores de Flagg formam uma autocracia em busca de poder bélico e fortemente centrada no próprio Flagg. previam.

 

O Confronto

A coexistência entre as duas sociedades torna-se impossível após um ataque à sede do comitê da Zona Livre revelar-se manipulado indiretamente pelo próprio Flagg. Finalmente, os membros sobreviventes do comitê resolvem confrontar-se com Randall Flagg, dirigindo-se até Las Vegas, munidos apenas de sua própria fé.

Ano de publicação nos EUA: 1978

1.240 páginas aproximadamente

Adaptações para TV/Cinema relevantes: A Dança da Morte (1994), The Stand (2020)

A DANÇA DA MORTE
A Dança da Morte - Capa
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO

A DANÇA DA MORTE é o SEXTO livro publicado por Stephen King; é seu quinto romance e o quarto romance com seu próprio nome. O livro foi o último dos romances de King publicado por Doubleday, em setembro de 1978.

 

Personagens principais:

Nick Andros, Glen Bateman, Tom Cullem, Ralph Brentner, Stu Redman, Bil Hapscomb, Fran Goldsmith, Nadine Cross, Larry Underwood, Randal Flagg, Lloyd Henreid, Harold Lauder, Susan Stern, Chad Norris, Abigail

 

​Curiosidades:

Esta edição é a primeira versão de A Dança da Morte, que foi publicada em 1978, e para que isso acontecesse o autor teve que cortar cerca de 150 mil palavras. Felizmente a obra foi publicada, no mercado americano, em 1990, na sua versão completa e revisada. No Brasil, esta versão chegou em agosto de 2005, graças ao excelente trabalho da Editora Objetiva.


O romance contém a primeira referência publicada sobre o grande vilão criado por King, Randall Flagg.


A mulher grávida do romance, Frances Goldsmith, tem freqüentes sonhos no começo com um "homem negro" que tenta matar seu bebê. Isto é bastante similar aos sonhos de Claire em Lost.

Voltar aos LIVROS

ALGUMA CAPAS
DEIXE SEU COMENTÁRIO
bottom of page