STEPHEN KING BRASIL
Fã Site
STEPHEN KING BRASIL
Fã Site
ANGÚSTIA / MISERY
LOUCA OBSESSÃO
Título Original: Misery
"Já é hora de trabalhar." - Annie Wilkes
Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por MISERY Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho.
A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado.
Ferido e debilitado, em Misery - Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.
Ano de publicação: 1987
328 páginas aproximadamente
Adaptações para TV/Cinema relevantes: Louca Obsessão (1990)
ALGUMAS CURISIDADES SOBRE O LIVRO
Misery é o 25º livro publicado por Stephen King; seu 21º romance e o 16º romance escrito em seu próprio nome. O livro foi lançado pela Viking em 8 de junho de 1987.
Personagens principais:
Annie Wilkes, Paul Sheldon, Misery Chastain, Charlie Merril
Curiosidades
A inspiração de King para escrever este livro: "A inspiração para Misery foi um conto de Evelyn Waugh chamado "The Man Who Loved Dickens." Ele veio para mim quando eu cochilei em um voo de Concorde de Nova Iorque a Londres. O conto de Waugh era sobre um homem na América do Sul mantido prisioneiro por um cara apaixonado pelas histórias de Charles Dickens, e faz o homem lê-los para ele. Eu então me perguntava o que seria se o próprio Dickens foi mantido em cativeiro.
“Dos personagens que criei conhecidos pelos leitores, Annie Wilkes é minha predileta. Ela sempre me surpreendia, nunca fazia exatamente o que eu pensava que faria, e é por isso que gosto dela”, explicou. “Ela tinha muito mais profundidade e
realmente provocou muito mais simpatia em meu coração do que eu esperava.”
Sua ideia original para Angústia era mais visual: Annie Wilkes planejava assassinar Paul Sheldon, dá-lo como comida para seu porco – batizado de Misery em homenagem à heroína dos livros de Paul – e usar sua pele para encadernar o livro que ele escrevera para ela. O título original? A Primeira Edição de Annie Wilkes.
Voltar aos LIVROS