top of page

A TORRE NEGRA, VOL. 01

O PISTOLEIRO

Título Original: The Dark Tower - The Gunslinger
"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás."

Este livro é o primeiro dos oito volumes da série A Torre Negra, obra mais ambiciosa do escritor Stephen King.

 

O Pistoleiro apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante".

 

Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet – ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu.

Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir.

Ano de publicação nos EUA: 1982

224 páginas aproximadamente

Adaptações para TV/Cinema relevantes: A Torre Negra (2017)

A TORRE NEGRA, VOL. 01
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO

Cronologicamente, foi a primeira aparição do pistoleiro Roland Deschain; a história é precedida por "As Irmãzinhas de Eluria".

 

Personagens principais:

Roland Deschain, Alice, Walter, Jake Chambers, Sylvia Pittson

Inspiração: 

Considerada pelo próprio King como sua obra mais ambiciosa, este livro e suas respectivas seqüencias foram inspirados no poema “Childe Roland to the Dark Tower Came”, do escritor Robert Browning, além de conterem inúmeras referências, como por exemplo, às lendas arthunianas e diversos elementos da cultura pop.

Em março de 1970, Stephen King começou a escrever quando tinha apenas 19 anos, tendo como inspiração os livros de J. R. R. Tolkien e filmes de caubóis do Velho Oeste.

Curiosidades:

Este primeiro livro é uma coleção de cinco contos publicados independentemente, e todos são de alguma forma episódicos e prefaciais para o mito The Dark Tower. São considerados os cinco longos capítulos do primeiro romance. São eles:

 

1º - The Gunslinger

(publicado em outubro de 1978 na revista Fantasy & Science Fiction)

2º - The Way Station

(publicado em abril de 1980 na revista Fantasy & Science Fiction)

3º - The Oracle and The Mountains (publicado em fevereiro de 1981 na revista Fantasy & Science Fiction)

4º - The Slow Mutants(publicado em julho de 1981 na revista Fantasy & Science Fiction)

5º - The Gunslinger and The Dark Man (publicado em novembro de 1981 na revista Fantasy & Science Fiction)

Voltar aos LIVROS

ILUSTRAÇÕES DA VERSÃO AMERICANA

artista Michael Whelan 

Clique para ampliar

ALGUMA CAPAS
DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE LIVRO
bottom of page