STEPHEN KING BRASIL
Fã Site
STEPHEN KING BRASIL
Fã Site
O ILUMINADO
Lançamento - 1980
SINOPSE
Jack Torrance, sua esposa Wendy e seu filho Danny mudam-se para o Overlook Hotel, onde Jack foi contratado como zelador para cuidar do hotel enquanto está fechado na temporada de inverno. Separado da civilização por meses, Jack espera combater o alcoolismo e a raiva descontrolada enquanto escreve. O único companheiro de Danny durante o longo inverno é um amigo imaginário, Tony, que fala com ele e lhe mostra visões das filhas assassinadas de um zelador anterior. O chefe de cozinha do hotel, Dick Halloran, avisa Danny antes de partir para o inverno para não entrar no quarto 237 e explica a Danny que ele tem o mesmo dom psíquico, ele é um "iluminado". O longo inverno e as forças do mal dentro do hotel afetam Jack com conseqüências terríveis quando Wendy descobre o que Jack está realmente trabalhando, em vez do romance que ele diz ter escrito.
Baseado no livro O Iluminado, de 1977
FICHA TÉCNICA
Data de lançamento: 23 de maio de 1980 (EUA) e 25 de dezembro de 1980 (BRA)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers , Barry Nelson , Philip Stone , Joe Turkel e mais.
Suspense, Drama, Terror
146 minutos
CURIOSIDADES
-
Quando ainda estava em busca de um novo projeto para o cinema, Stanley Kubrick pesquisou vários livros até achar um que o interessasse. Foi quando, ao pesquisar nos livros que estavam em seu próprio escritório, ele encontrou "The Shining", de Stephen King, resolveu lê-lo e, posteriormente, transformá-lo em filme.
-
No livro "The Shining" o apartamento onde o filme se desenrolava era o de número 217. Atendendo a um pedido do dono do hotel onde O Iluminado fora filmado, que temia que as pessoas não mais alugassem o quarto 217 por causa do filme, o número do apartamento foi alterado para 237, inexistente no hotel em que o filme fora rodado.
-
Durante o making of de O Iluminado era comum o diretor Stanley Kubrick ligar de madrugada para o escritor Stephen King e fazer-lhe perguntas tipo se ele acreditava em Deus.
-
Stanley Kubrick rodou nada mais nada menos do que 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria.
-
Sempre que o personagem de Jack Nicholson falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena.
-
Antes de concluir o filme, Kubrick e King elaboraram dois finais diferentes do final original: o primeiro seria que toda a família morria e voltaria como fantasmas do Overlook; O segundo se passaria num hospital, com Wendy se recuperando e o Sr. Ulman indo visitá-la.
-
Kubrick não tinha verba suficiente para criar os animais de topiaria que ganhavam vida e atacavam Danny. Por isso substituiu os animais pelo labirinto.
-
A frase "Johhny está aqui!" foi improvisada por Jack Nicholson.
-
Novecentas toneladas de sal foram usadas para criar a neve do labirinto.
-
O que lemos nas 314 páginas do livro não é tudo. Parte da história do misterioso Hotel Overlook está registrada em outro lugar. O prólogo Before the Play foi tirada do livro para deixar a obra com menos páginas e mais acessível aos leitores. Stephen King guardou o trecho por anos e o lançou em 1982 na revista Whispers. O prólogo traz cinco histórias que contam mais sobre o Hotel e os Torrance. Primeira cena: a construção do hotel em 1907, até a venda para dois irmãos. Segunda cena: sobre uma hóspede recém casada chamada Lottie Kilgallon, que tem pesadelos desde que chegou ao hotel. Terceira cena: sobre o contador Lewis Tower, que também é amante do dono do hotel. Quarta cena: no verão de 1953, o menino Jackie Torrance vê seu pai chegar alcoolizado em casa. Quinta cena: um atentado terrorista deixa três mortos na suíte presidencial do hotel.
-
Certa noite em 1974 no Hotel Stanley, situado nos arredores de Denver, Stephen King (o único hóspede do dia) acordou de um pesadelo em que seu filho de três anos era perseguido no corredor do hotel por um homem com um machado. O escritor resolveu então, para acalmar os nervos, levantar de sua cama, admirar a vista das montanhas rochosas e fumar um cigarro. No tempo em que levou para fazer isso, teve a ideia para escrever o livro. O número do quarto? 217, obviamente. O mesmo Hotel foi usado como cenário das filmagens do filme homônimo, dirigido por Stanley Kubrick e lançado em 1980.
-
Stephen King odiou o filme. Para ele, foi feito um filme frio, que nada tinha a ver com a ideia inicial. O autor comparou os personagens na versão para as telas à formigas em uma fazenda, como pequenos insetos fazendo coisas interessantes. O casal Torrance não foi poupado, para ele, o Jack de Nicholson era louco desde o início e o ator apenas repetia sua atuação de filmes passados. Já Wendy não foi retratada com a profundidade necessária, e a personagem interpretada por Shelley Duvall só serviu para ser burra e gritar.
-
O hotel The Timberline Lodge, no Oregon, foi usado como locação externa do longa. Os interiores do Hotel Overlock foram construídos no Elstree Studios, em Londres.
-
A cena em que uma bola aparece rolando em direção ao triciclo de Danny foi filmada 50 vezes, até sair do jeito que deveria.
-
Ao contrário do que muitos pensam, as filhas gêmeas do antigo zelador não são irmãs gêmeas de verdade. Uma tinha 8 e a outra 10 anos.
-
Em uma das cenas que começa a aparecer o distúrbio mental de Jack e ele aparece jogando uma bola de tênis contra a parede, foi ideia de Jack Nicholson. No roteiro, só estava especificado: “Jack não está trabalhando”.
-
Mesmo atualmente sendo idolatrado por muitos, o filme foi ganhador da Framboesa de Ouro por Pior Atriz e Pior Diretor.
ASSISTA AO TRAILER
CENAS DO FILME
(pode conter spoilers)
CENAS DOS BASTIDORES
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Voltar aos FILMES