STEPHEN KING BRASIL
Fã Site
STEPHEN KING BRASIL
Fã Site
'SALEM
Título Original: Salem's Lot
"Deus, dai-me SERENIDADE para aceitar o que não posso mudar, TENACIDADE para mudar o que posso e SORTE para não fazer muita merda. Isso escrito em caligrafia antiga e rebuscada, com um sol nascente ao fundo. Agora, diante dos parentes e amigos... a velha oração voltou a lhe ocorrer.."
É uma obra notável e também por ser o primeiro romance de King que tem um escritor como protagonista. O romance tem uma demonstração impecável do modo de vida de uma pequena cidade do Maine, criando uma atmosfera que vai se tornando aterrorizante aos poucos.
Jerusalem`s Lot, lugarejo perdido no interior dos Estados Unidos, é uma cidade fantasma. Uma terrível maldição paira sobre casas vazias, as lojas abandonadas, e as ruas cobertas pelo mato. Nos porões dormem criaturas estranhas, aguardando as trevas da noite para iniciar seus ritos macabros. Quem poderá detê-las?
Um homem e um menino, os únicos a conhecer o pavoroso mistério, dispõem-se a combater o mal. Para isso precisam retornar a Jerusalem`s Lot, correndo o risco de se tornarem eles próprios prisioneiros de forças infernais...
Ben Mears volta a Jerusalem`s Lot, a cidade em que se criou junto com sua tia. Obcecado em escrever uma história sobre um sinistro casarão, no qual, quando criança, teve uma aterradora experiência ao encontrar o corpo do proprietário enforcado.
O casarão foi comprado por um homem chamado Straker e seu misterioso sócio, o Sr. Barlow, e que começará a atacar os habitantes da pequena cidade.
Ano de publicação nos EUA: 1975
272 páginas aproximadamente
Adaptações para TV/Cinema relevantes: Salem's Lot (1979), A Mansão Mastern (2004)
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO
SALEM é o SEGUNDO romance publicado de Stephen King. Foi publicado pela Doubleday em 17 de outubro de 1975.
Personagens principais:
Ben Mears, Mark Petrie, Kurt Barlow, Richard Straker, Eva Miller, Susan Norton, Danny Glick e Parkins Gillespe
Inspiração:
"...Na ocasião eu analisava Drácula no colégio... Certa noite eu conversa com um amigo e eu perguntei: O que aconteceria caso Drácula voltasse hoje? Minha mulher disse: "Ora, ele desembarcaria em Nova Iorque, seria atropelado por um motorista de táxi e esse seria seu fim". Mas meu amigo indagou: "Suponhamos que reaparecesse numa cidadezinha em algum lugar do interior do Maine. Vocês sabem, atravessa-se algumas daquelas cidadezinhas, e todo mundo poderia estar morto, e jamais se saberia!" Quando eu deitava esta história vinha a minha mente e eu tentava afastá-la. Finalmente, a história pareceu ter-se cristalizado e tive que escrevê-la".
Curiosidades:
PRIMEIRAS LINHAS: "Quase todos pensavam que o homem e o menino eram pai e filho. Atravessavam a região descrevendo uma linha tortuosa, num velho Citroen, tomando geralmente as estradas secundárias, viajando aos arrancos. Pararam em três lugares durante a viagem, antes de chegarem ao seu destino ..."
FILME: Foi a primeira adaptação de King para a TV. Foi produzido para passar na TV norte-americana e somente depois se tornou filme.
Salem`s Lot é cenário de outras novelas de King, ambas incluídas no livro "Sombras da Noite" (Night Shift, 1979) nos contos "A Saideira" (One for The Road) e "Eu Sou o Umbral da Porta" (Jerusalem`s Lot)
Quem tiver acesso, leia primeiro o conto Jerusalem's Lot (do livro Sombras da Noite) pois este conto é um prólogo (uma história que antecede a principal) de A Hora do Vampiro.
Depois de ler o livro A Hora do Vampiro, leia imediatamente o conto A Saideira (do livro Sombras da Noite) pois o mesmo é um epílogo/continuação de A Hora do Vampiro.
Na sua reedição aqui no Brasil, o livro passou a se chamar 'Salem, pois a editora acreditava que o antigo título continha um spoiler da história.
A história do padre Callahan continua em A Torre Negra -Lobos da Calla, na qual o ex-padre descobre uma cópia do romance Salem.
Em 2005 foi lançado no mercado norte americano a versão ilustrada do livro, também com os contos Jerusalem's Lot e A Saideira (presentes no livro Sombras da Noite) e mais de cinquenta páginas de material excluído adicional.
Em 2015 uma versão "luxo" foi lançada no mercado norte americano.
Voltar aos LIVROS