top of page

CARRIE, A ESTRANHA

Título Original: Carrie
"As pessoas não vão se tornando melhores, apenas mais espertas. E não e por ficarem mais espertas que param de arrancar as asas das moscas.O que fazem é apenas achar uma justificativa a melhor para fazê-lo. Uma porção de meninas diz que tem pena de Carne White - quase sempre são meninas, o que é até engraçado, mas que nenhuma delas realmente tem idéia do que é ser Carrie White todos os segundos do dia. E no fundo elas estão pouco se importando."
​​

CARRIE é uma adolescente tímida e solitária. Dominada pela sua mãe, uma fanática religiosa, que reprime nela qualquer manifestação de vida, acaba induzindo-a a achar que tudo é pecado. Por causa disso é humilhada pelos colegas da escola. Para se defender, ela desenvolverá uma assustadora e poderosa força interior capaz de destruir seus agressores.

 

Com seu caráter solitário e de aspecto pouco atrativo, Carrie se torna uma vítima perfeita para suas colegas. Mas na formatura de sua turma Carrie se vinga de todas as brincadeiras de mau gosto que sofreu e transforma a pequena cidade de Chamberlain, na Nova Inglaterra, em um inferno de destruição.

Ano de publicação nos EUA: 1974

200 páginas aproximadamente

Adaptações para TV/Cinema relevantes: Carrie (1976), Carrie - A Estranha (2013)

CARRIE - A ESTRANHA
capa-carrie-biblioteca.jpg
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO

CARRIE  é o PRIMEIRO romance de Stephen King. Foi publicado pela Doubleday em 5 de abril de 1974.

 

Personagens principais:

Carrie White, Margareth White, Sue Snell, Tommy Ross, Billy Nolan, Miss Collins, Norma Watson, Rita Desjardins

Inspiração: 

Você sabe como King construiu o personagem de Carrie? Veja o que ele diz a respeito: "O personagem de Carrie baseou-se numa garota que freqüentou a escola comigo e em algumas estudantes do segundo grau que foram minhas alunas, aquelas que eram sempre vítimas de implicâncias e, eventualmente, afastaram-se da escola porque não suportavam mais."

Curiosidades:

A inserção de artigos, trechos de livros, transcrições de audiências no tribunal, reportagens de jornal e até um atestado de óbito, dão um ar de veracidade ao livro.

 

Foi a primeira novela publicada por Stephen King, que o permitiu abandonar ao ensino e dedicar-se totalmente aos livros.

 

Carrie foi mencionado na famosa série de TV "Lost". No primeiro episódio da terceira temporada, logo no início, um grupo de leitura está discutindo sobre o livro. Em algumas cenas percebe-se que dois dos atores estão segurando o livro, sendo os dois de capas diferentes.

 

Stephen King faz duas "aparições" em Carrie. Uma delas, como professor de Carrie, Edwin King. Edwin é o nome do meio de Stephen.

 

Um dos cantores do baile de formatura de Carrie chamava-se John Swithen. Esse nome foi o pseudônimo usado por King em abril de 1972, na época da publicação do conto A Quinta Quarta Parte (Pesadelos e Paisagens Noturnas) na revista Cavalier.

 

King faz aniversário no mesmo dia que Carrie, 21 de Setembro.

 

Em Carrie, Stephen King cita uma chuva de pedras que atingiu a casa de Carrie. No filme Rose Red, acontece a mesma chuva de pedras.

Quando escreveu Carrie, a história se passava em Massachusetts, nas cidades de Boxford e Andover, porque imaginava que ela nunca seria impressa. Quando a editora aceitou a publicação, Steve quis mudar o cenário da história para o Maine. 

 

Quando Carrie foi publicada, Steve comprou um Ford Pinto azul, por algo em torno de 1.000 dólares, mudou-se com sua esposa para um apartamento de 4 quartos na Sanford Street, 14, em Bangor, pelo qual pagavam 90 dólares mensais.

 

Carrie foi publicado em uma edição de capa dura em abril de 1974, ao preço de 5,95 dólares. A primeira edição fora de 35.000 cópias, mas apenas treze mil foram vendidas.

Voltar aos LIVROS

ALGUMA CAPAS
DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE LIVRO
bottom of page